terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Novo modelo computorizado 3D poderá possibilitar cirurgias cardíacas robotizadas


A impossibilidade de realizar cirurgias cardíacas robotizadas pode estar prestes a ser superada. Uma equipa de investigadores do Centro Nacional de Investigação Científica de França (CNRS) desenvolveu um modelo computorizado em três dimensões (3D) capaz de acompanhar o movimento dos batimentos do coração com extrema precisão e em tempo real.


Os resultados desta investigação foram publicados na International Journal of Robotics Research, sendo o seu primeiro autor o brasileiro Rogério Richa, do Laboratório de Informática, Robótica e Microelectrónica de Montpellier, em França.


Inserindo-se os dados recolhidos por esse modelo no programa do “robot cirurgião”, os instrumentos robóticos movimentam-se em consonância com os batimentos cardíacos, permitindo a realização da cirurgia, como se o coração estivesse parado.

Além do coração, o modelo 3D computadorizado também tem capacidade para acompanhar o movimento da parede torácica do paciente durante a respiração, o que amplia a sua possibilidade de utilização em outras cirurgias, melhorando o desempenho dos "robots cirurgiões" de forma geral.

Primeira tentativa bem-sucedida

A concepção deste modelo foi a primeira tentativa bem-sucedida de “isolar” os movimentos físicos do coração durante uma cirurgia, uma tarefa difícil devido à forma irregular deste órgão e à imprecisão dos seus batimentos.

As tentativas anteriores usavam imagens 2D combinadas com outras etapas de mensuração e cálculo, tornando-as demasiado lentas para fornecerem um feedback instantâneo durante uma cirurgia.

Como tal, os investigadores fizeram uma nova abordagem baseada na representação matemática da superfície do coração enquanto ele se move em três dimensões durante o bombeamento do sangue. Este novo sistema prevê os movimentos do coração numa única etapa, tornando-o suficiente rápido para ser utilizado aquando de uma cirurgia.

Esta nova técnica poderá ainda ser promissora na redução dos riscos das cirurgias em que, devido à sua delicadeza, o coração precisa de ser efectivamente parado temporariamente e permite ainda ao cirurgião concentrar-se nas operações de corte, por exemplo, sem ter de se preocupar com o ajuste das ferramentas ao movimento da área corporal operada.

Fonte : http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=38497&op=all#cont

Sem comentários:

Enviar um comentário